Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Legalização de drogas no Brasil


Tenho lido algumas coisas sobre a legalização de drogas em revistas e jornais... Como se sabe, no Brasil, o tráfico não é permitido e o consumo é liberado.
A grande questão é: O povo ignorante levaria a legalização da maconha seriamente? Ou haveria algum tipo de preconceito, dizendo que cada usuário de entorpecentes, (maconha) viria a ser algum marginal?...
Então, aqui no Brasil tais propostas estão sendo avaliadas e estudadas, porém há organizações contra drogas, alegando que 30 mil homicídios são registrados todos os anos, por conta do tráfico de drogas, e que 7% da população brasileira já esperimentou algum tipo de droga... O que é verdade.
Em uma comunidade do orkut, contra preconceito, um tópico me chamou atenção, nele, dizia: Eu fumo Maconha, vocês têm alguma coisa contra mim?
As respostas e comentários, foram favoráveis a pessoa, pois estávamos em uma comunidade contra preconceito... Essas pessoas respondiam: Olhe, eu não tenho nada contra, basta você não fumar perto de mim, pois o cheiro é muito ruim.
Outras diziam: Se você planta a maconha tudo bem... mas se você alimenta o tráfico de drogas do Brasil, eu sou contra...

E nisso tudo, eu questiono: De que adianta não legalizar a maconha e outras drogas aqui no Brasil, se o tráfico continua, mesmo sem a legalização? E... com certeza, se ela fosse legalizada, o tráfico diminuiria, pois, cada um plantaria sua própria erva, e compraria, sem necessidade de tráfico, sendo igual aos cigarros e as bebidas, seria um droga igual a outras. Diminuindo mortes, por questões tão absurdas.

19 comentários:

  1. penso muito nisso quando estou viajando, po se maconha vendesse na farmacia ia ser muito dinheiro velho, nao ia ter como contrololar os impostos ta ligado? o governo é puto com isso, nao tem como cobrar imposto a traficante ta ligado? entao o que compramos a eles é tudo no valor certo mesmo, ja no caso se vendesse na farmacia ia custar bem caro eu acho ;x
    _
    mais enfim, mais da metate do brasil e do mundo ja fumou maconha ou algum tipo de droga a mais,

    ResponderExcluir
  2. Bem no Brasil não é permitido o uso da maconha nem de nenhum tipo de droga..
    e se a maconha fosse legalizada não acabaria com o tráfico, apenas almentaria, pq existiria uma lei onde traficantes e bandidos pudessem se esconder nela, e se no Brasil fosse para existir algo que favorecesse aos usuarios não traficantes, deveria ser uma lei contra a descriminação.E se fossem legalizadas as drogas almentaria o numero de pessoas que fugiriam para o mercado negro para a venda de intorpecentes para não pagar os impostos que passaria a ser cobrado pelo governo.
    Eu sou totalmente contra o trafico e tambem totalmente contra o preconceito por pessoas que ultilizam dessas drogas.
    Espero realmente que haja uma solução para o trafico no brasil.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é ótimo para discussões, bom...
    Eu não tenho nenhum tipo de preconceito, também acho que não deveria legalizar o trafico aqui no Brasil por que vamos dizer assim iria “avacalhar”
    Por que com o trafico ilegal já acorre muita violência e outras coisas, imagine se os tornarem legais?

    ResponderExcluir
  4. Quando eu falei sobre o tráfico, eu disse que com a legalização, talvez ele acabasse... não alimentando de forma alguma os traficantes, e sim a venda legal, ou a própria plantação da maconha, ou o que seja...
    enfim, não é o tráfico que vai se tornar legal, e sim, as drogas... (maconha)

    ResponderExcluir
  5. Mas aconteça o que acontecer, não vai acabar com o tráfico, se legalizar, iriam existir marcas de cada uma delas e seria cobrado o imposto,e existiria o mercado negro tbm, que seriam pessoas que fariam disso,o trafico mais forte pois estariam seguros pelo lado onde se poderia vender drogas, mas continuaria pra poder fugir dos impostos, do mesmo jeito como é feito com os produtos piratas ou até os produtos furtados.
    o tráfico continuaria a existir. Alem de liberandoas drogas (no caso de outros quimicos) existiria um numero muito maior de usuários que poderia se tornar dependentes quimicos ou psicoquimicos, nessecitando de dinheiro para continuar alimentando o vício e fazendo com que tivessem que praticar algum tipo de ato violento para conseguirem ter a droga que eles necessitam. Será mesmo que com a liberação de drogas no Brasil isso seria muito natural e acarretaria em benefício a população? ou será que isso apenas faria com que houvece um caos total no Brasil por pessoas que tentariam manter seu vício?
    Mas no caso apenas da maconha, se pudesse plantar maconha, você não acha que todo traficante não iria ter uma mudinha em todos os lugares possiveis na sua casa para obter mais renda no seu lucrativo negocio? e os usuarios execivos da maconha já plantam suas mudinhas apenas desejariam que não houvessem discriminação por parte da população que enfrenta a planta da maconha como sendo quase que uma arma de fogo.

    ResponderExcluir
  6. Karla,

    Na linha do seu post há um ótimo texto neste link:

    http://maierovitch.blog.terra.com.br/2009/04/16/maconha-politica-severa-nao-reduz-o-consumo/

    Vele a pena ler e refletir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Fred, gostei muito do texto, e pelo o que li,

    (Como concluíram os pesquisadores, “ não existem provas de que o proibicionismo dos EUA proteja mais do que a política canadense ou a da liberação holandesa”.)
    Daí tiro, que não adianta política nenhuma, os consumidores, continuarão consumindo maconha, queira o país ou não, para os consumidores, isso não importa... Então, o que custa facilitar esse consumo? De fato, seria mais fácil acabar com o tráfico... LEGALIZE JÁ, é só o que estão pedindo...

    ResponderExcluir
  8. tudo bem, não há dissertação certa que agrade todos...

    ResponderExcluir
  9. Muitos países legalizaram, isso não quer dizer que o Brasil tem as mesmas condições, não conseguimos diminuir os problemas que o álcool trás, por que então vamos aumentar os problemas?
    Com a legalização as outras drogas como o crack, que já está em alta, ficaria mais fácil o acesso pois estaria mais barata; a pouco ouvi uma historia que foi o seguinte, um conhecido foi comprar maconha e chegando lá na favela e tal o cara vendeu a bem mais barato do que o normal, por que? o traficante disse: ninguém mais compra maconha não só compram crack. Mais alguns podem até dizer que não mas, para chegar em uma droga mais forte, ele começou de uma mais fraca, e se alguém poder comprar um cigarro de maconha em uma banca ele pode ser que tenha curiosidade de provar outras. O brasil não tem educação e por isso não são todas as pessoas que vão fumar e não fazer nada de ruim para outra pessoa, conheço muitas pessoas bem sucedidas que fumam e não fazem mal algum, sendo que vivemos em sociedade e não podemos apenas pensar no melhor para nós e sim no melhor pra todos. No meu ponto de vista a violência não melhoraria então por que concordar com isso? se o tráfico diminuísse os mesmos iriam ser ladrão ou algo do tipo, com certeza eles não iam começar a estudar para arrumar um emprego, se não é possível controlar a violência agora imagina depois!
    enfim, eu acho que o país ainda não está preparado para essa mudança. Apesar de não ter nenhum preconceito com as pessoas que fumam.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Gabi, eu entendi o teu ponto de vista e concordo plenamente com ele...
    O Brasil não tem condições nenhuma para alimentar vicio de ninguém, mas talvez eu não tenha passado direito minha idéia...
    Quis apenas dizer, que há muito preconceito por cima dos usuários, eles sempre são taxados de algo ruim...
    Infelizmente vamos continuar, com essa falta de educação no Brasil.
    E isso só vai alimentar cada vez mais as famílias dos traficantes... essa é a parte ruim da história, pois usuários, que nem sempre são má pessoas, morrem, por dívidas.
    e como vc mesma disse: Maconha encoraja à curiosidade de experimentar algo novo.. e isso sim, vai da educação de cada um e da influencia também.
    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Em relação ao preconceito acho realmente burrice, não só esse como qualquer outro, pois ele não ajudará em nada, mas é algo que depende de cada um e por isso acho que esse progresso vai demorar muito tempo para acontecer ou até nunca acabar...
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Bom, gostei do comentário quanto a legalização da maconha. Vou fazer um breve comentário que acho que já foi mencionado. Bom, eu nao sou a favor da legalização no Brasil, pois de fato não adiantaria de nada. Olhando pelo lado positivo, sem tráfico da maconha, nao o nº de marginais nesse ramo iria diminuir, a violencia por consequencia também diminuiria e se levamos enconta algum projeto educacional do governo teriamos quase uma sociedade utópica. Mas vendo pelo lado negativo, ou pela realidade, não teriamos isso, o tráfico continuaria, nao seria mais denominado tráfico mais sim uma especie de industria, teriamos competição quanto a venda dessa droga, a população poderia renunciar por legalização de outras drogas...
    Enfim, a legalização é o primeiro passo para uma sociedade perfeita, mas temos que levar enconta q o Brasil nao estar preparado para receber tal responsabilidade. Outra coisa q quero ressaltar, para nao ficarem dizendo q o Brasil é uma merda, nao presta: O Brasil teve apenas 500 anos para evoluir e desenvolver, nao fomos colonizados de uma forma correta e a Europa se levarmos enconta desde a Idade Média teve 1000 anos para se desenvolver e ser o que é atualmente


    Olha, achei massa esse blog
    pena q só o vi pelo orkut
    nakele negoço de propaganda e outra
    pq vc nao disse na Cultura que tu tinha um Blog

    XD

    ResponderExcluir
  13. Ahhh Adolfo, eu já disse sim, mil vezes que tinha um blog, vc que num prestou atenção :P

    Gostei do que escreveu aí, e concordo plenamente ;*

    ResponderExcluir
  14. Porém, tenho que concordar com Victor na questão do governo incluir os impostos, pois é convicto. Mas, tenho certeza que ninguém ia deixar de comprar porque ficou um pouquinho mais caro. Melhor assim, que sendo perigoso não? Ora, querem agora arriscar a vida dos traficantes por 2 ou 3 reais a mais? Que legalizem! Ninguém deixou de comprar cigarro hoje porque custa quase 5 reais. Diminiui, diminuiu... Mas não parou de vender, então não há do que reclamar. Acho que eles são é arrependidos por terem legalizado o tabaco e agora não querem admitir nem legalizar uma coisa menor que isso. Bota na cabeça das pessoas, através da mídia de que é ruim, estimula as pessoas a intitularem-na como "maconheiro" sendo uma coisa inadmissível. Porra, é uma opção :) Então concluo, que tudo é medo do governo!

    ResponderExcluir
  15. Pois é Gabriela, bem acho tambem um problema de maconha é,nao tem uma empresa que page imposto pra comercializar aqui, entao ela entra "ilegal" e é comercializada ilegalmente também, entao nao dar o direito do usuario reclamar sobre o que comprou pois nao tem direito o cosumidor...
    veja industrias de bebidas investem milhoes, apesar que acho o alcool bem pior do que maconha, agora isso ja vem de antes o preconceito onde o povo brasileiro ve maconheiro como um marginal e muitas vezes nao é, agora quem toma uma e fica louco por ai fazendo merda é um cidadao comum que so ta se divertindo da forma que ele acha melhor...

    acho que liberando pelo menos o plantio da erva ia reduzir e muito o trafico.

    porque proibir se alguns componentes pra se fumar maconha é vendido ate em shopping, sedas,piloes,tratadores e etc..
    me explique isso!?

    abraço!

    ResponderExcluir
  16. A explicação é essa mesmo... Ninguém é tão idiota que não perceba que a quatidade de pessoas que puxem um negocinho.
    plantar, seria mais barato pois o governo não ganharia em cima disso (ou até poderia ganhar, né)mas pelo menos ninguém morreria por conta do tráfico.

    ResponderExcluir
  17. Pelo meu ponto de vista o grande medo da sociedade em geral com a legalização da maconha é que com esse fato vai faltar pouco para o Brasil se tornar um país adepto a várias drogas, e não por esse ponto, mas eu não concordo com a legalização!
    Muito bom o Blog, Parabéns!

    ResponderExcluir