Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Intercâmbio cultural


O Brasil é um país que, desde a sua formação, sofre influências de diversas culturas. Na sua construção cultural, contribuíram índios, africanos e europeus. Dessa forma, o Brasil se mostra, hoje, homogêneo e multifacetado simultaneamente. As maiores influências externas aconteceram no século XX, em decorrência da industrialização, no século anterior, dos países europeus e norte-americanos que tiveram, a partir da mídia, a realização de um incessante intercâmbio cultural entre continentes, através dos meios de comunicação de massa. Hoje, o Brasil é um país que tem dificuldade em estabelecer quais influências são importantes para a manutenção da sua identidade cultural, por ser constantemente atingido pela imposição cultural estrangeira.
A Semana de Arte Moderna, realizada no centenário da Independência do Brasil, foi o movimento que procurou desfazer-se da arte do passado, moldada a partir de influências estrangeiras, e que tentou construir uma identidade brasileira original, não mais dependente dos modelos estéticos da Europa. Oswald e Mario de Andrade foram os intelectuais que introduziram na literatura e na arte “um espelho” que refletia os elementos da realidade e dos costumes do povo brasileiro. Ao passo que amadureceram suas ideias sobre a real importância, do que vinha do exterior, para a formação da identidade do Brasil, Mário e Oswald acabaram enveredando para caminhos opostos.
Enquanto Oswald de Andrade entendia qualquer interferência cultural intercontinental desnecessária, defendendo um Brasil já suficientemente rico em cultura; Mário de Andrade enxergava um Brasil que tinha como identidade cultural uma síntese das múltiplas culturas vindas de fora que atuaram diretamente na história do Brasil. Apesar da ação desses e de outros modernistas na tentativa de efetivar a independência cultural do Brasil, a globalização, aliada com a mídia, motivada pelo objetivo meramente econômico de aumentar os consumidores dos países desenvolvidos, vem construindo um imperialismo cultural, desmanchando, a partir da alienação, os valores culturais de países emergentes.
Saber detectar o que é bom e o que é ruim, oriundo do estrangeiro, é muito importante, pois a alienação pode estar embutida na “imigração cultural”. Novos baianos, Movimento Tropicália, Chico Science & Nação Zumbi são alguns dos exemplos de bandas que encontraram a dosagem perfeita da mistura de ritmos regionais, populares e ritmos estrangeiros, revolucionando o passado musical e exaltando a cultura tradicional do Brasil, sem negá-la. Assim, a conexão entre os continentes pode ser benévola quando absorvida por um povo que tem a consciência de que a incorporação de ideias e de costumes  de outros povos é apenas um complemento para o que já havia antes.

2 comentários: