Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Lixo Extraordinário - Documentário.

Fiquei lindamente pasma, hoje, assistindo o programa Ação, com Serginho Groisman.
O assunto desse sábado, 28 de maio, foi sobre o documentário em que Vik Muniz, artista plástico, retratou a vida dos catadores de lixo do maior aterro sanitário do Brasil, o Jardim Gramacho. Após quase três anos de convivência e trabalho, Vik mostrou a essência dos catadores de lixo com um olhar bem profundo.
As fotos de pessoas simples, tiradas ao longo do documentário, foram transformadas em trabalhos belíssimos: a arte construída com materiais reciclados foi leiloada e o dinheiro foi revertido para investir no bem-estar dos catadores.
Muito além de retratar o cotidiano daquelas pessoas, Vik Muniz resgatou, indiretamente, a felicidade e o orgulho dos catadores em exercer esse trabalho árduo, apenas exercido por pura necessidade sendo alvo constante de preconceitos.
Mostrou também que a arte é um direito de todos e não um privilégio das classes mais altas. Que, a partir da feiura do lixão, é possível construir o belo. E o mais importante: exaltou a beleza e a singularidade de cada pessoa, que antes era interpretada como sendo apenas o conjunto único dos catadores de lixo, "invisíveis" na sociedade.
O filme, "Lixo extraordinário", foi indicado ao Óscar de melhor documentário, e Tião, o presidente da associação dos catadores de Jardim Gramacho, foi a principal fonte de inspiração para Vik Muniz.
Vale a pena tentar enxergar e ressaltar a individualidade de cada um, respeitar e dar oportunidades para que ele seja contemplado. Essa é a mensagem que pode ser tirada dessa linda história.
Acompanhe o trailler oficial do documentário, podendo ser assistido em partes pelo Youtube.

4 comentários:

  1. muito bom...
    não sei nem o que falar..
    mas.. o artista simplesmente é magico!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro tudo que você escreve querida! Esse documentário é incrível mesmo, a melhor parte é colocar dentro dessas pessoas que elas são dignas e que merecem respeito por fazerem algo que muitas vezes deixamos de lado: transformar o lixo que anda poluído o mundo em algo para apreciarmos *_*

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo dizer que a turma viaja muito qndo pensa em arte! Eu começei a mudar meu conceito de arte qndo me deparei com essa coisa simples viver a vida. Não só retratada nesses catadores, mas em muitas coisas simples que o ser humano faz, como ele vive, espontâneamente, como ele ama e pá..
    Arte pra mim é fazer bem o que sabe, e com muita qualidade, viver bem como vive. Curti muito, tinha visto trailer, mas sempre que vejo, me emociono!
    O diretor do documentário se garantiu em ter o foco certo da coisa! Ficou muito bonito, as fotografias tb! Dou valor. Vou compartilhar. Valeu karla, bom post!

    ResponderExcluir