Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

Direções: esquerda, direita.

Bem, nesta postagem, vou tentar explicitar os reais objetivos do Blog Eu & o entendimento social.
Nos últimos textos, os assuntos mais discutidos trataram sobre a falha política do Brasil. Muitos seguidores exaltaram nos últimos posts a corrupção dos políticos, dos governadores, do Estado e dos responsáveis, em geral, pelo Brasil.
(Muito obrigada pelos comentários, pois foi a partir deles que consegui, de certa forma, reformular os reais objetivos que tenho quando escrevo.)
Pois bem... Tais discussões me mostram a nossa falta de perspectiva. É tanto que só depois de mais de dois anos, consegui enxergar as minhas falhas tão óbvias.
Independente dos partidos que se glorificaram ou que se tornaram enojados durante os anos de República brasileira, a mais importante e eficaz forma de ler a nossa política raramente é praticada.“Eu sou de direita, eu sou de esquerda...” De que adiantam os rótulos? ENFIM! Posso dizer, com todo o meu coração: Eu não sou nada! Se meus textos parecem modelados a partir de tal tipo de partido, sinto muito, mas não é minha intenção.
O PROBLEMA É O SEGUINTE: nossos maiores problemas socioeconômicos advêm de uma estrutura muito mais simples que a identidade atual de administração que temos.
ADVÊM DE NÓS!!
Sim, nós!... Em decorrência das nossas escolhas, em primeiro plano sem más intenções, é que a corrupção no Brasil acontece. Pois, apesar das leis, muitos cidadãos normais agem ferindo os direitos e deveres da Constituição:
Padarias ainda vendem pão sem o uso da balança, guardas de trânsito recebem suborno para evitar multas, cobradores de ônibus não giram a catraca em troca de dinheiro, impostos são sonegados quando não se pede a nota fiscal de bens diversos, gatos e macacos são feitos nas contas de luz e de água, diplomas falsos são comprados, provas de vestibulares vazam todos os anos, produtos fora da validade são vendidos, médicos são pagos para indicar laboratórios, drogas ilícitas são compradas, não só pelas camadas mais baixas, mas pelas elites também.
Pois é! Acho que o primordial é saber que algo tão simples, como o ato de votar, pode trazer conseqüências que, na maioria das vezes, não queremos. Estudar partidos não adianta. Imagine um partido qualquer sendo um ser humano. O ser humano é constituído de virtudes e defeitos, assim como os partidos brasileiros são. Essas virtudes e esses defeitos constituintes dos partidos são os políticos que lutam por melhoras e os que corrompem a honestidade do bom governante.
Então, não adianta estudar partidos ao votar. Nem se assegurar neles para designar rótulos. O que vale mesmo é saber em QUEM se vota, independente do corpo, ou seja, do partido. É saber quais são as verdadeiras ideias e virtudes desse indivíduo e saber qual a sua real condição de torná-las uma realidade.
Reitero aqui, a necessidade de explicar os objetivos das minhas mensagens. Independente do transparecer dos meus textos, O ENTENDIMENTO que trago é muito mais simples: não julgo os problemas sociais que cabem a NÓS como sendo resolvidos através de tal partido. O que se deve esperar de TODOS os partidos é uma coisa só. O político bom é aquele que se sobressai mesmo no pior mecanismo que tem, mesmo no pouco tempo de discurso, no pouco tempo de propaganda eleitoral. E que conhece afundo a realidade brasileira e luta para a melhora efetiva da nação.
Eu não espero nada de partidos, eu espero tudo de um governo só. Afinal, oposições não ajudam, em hipótese alguma, no trabalho em grupo que, supostamente, deveria se realizar para avanço do Brasil.
Se estamos “assistindo a dessocialização”, é bom ver, em primeiro quadro, um espelho. Atrofias sociais começam a se desfazer quando olhamos para nós mesmos e deixamos de jogar lixo nas ruas, sonegar impostos, quando começamos a respeitar os idosos, as grávidas, a dar a vez ao pedestre e se responsabilizar pelas nossas escolhas, cobrando melhorias àqueles que confiamos o direito de nos representar no Planalto Central.
Muito obrigada pela atenção,
Karla Elizabeth.


3 comentários:

  1. Bravo!

    Belissimo texto! tenho exatamente o mesmo pensamento! :D

    ResponderExcluir
  2. Estas muito certa!
    Nós todos gostamos e nos acostumamos com a falta de responsabilidade do governo em por a Ordem ao caos chamado Brasil... Como você falou fazemos coisas pequenas como jogar lixo na rua, mas isso reflete um mal maior que pode passar despercebido, mas é um retrato do nosso "respeito e amor" à pátria...
    Essa nossa falta de responsabilidade também atinge o lado da política.
    Bem, acho de dessa vez vou viajar um pouco na maionese, mas estou com vontade de escrever...
    rsrsrsrs

    Os partidos, sejam eles da esquerda ou da direita, pecam ao condenar os adversários, chegando a extremos como falar que o outro fez pacto com o demônio... Bem, faz toda a papagaiada que já conhecemos... Mas quando tomam o poder fazem a mesma coisa que o outro fez...

    Apesar de ter uma forte ligação com os partidos de esquerda, penso como você: na hora de votar o que vale é o político e suas ações em mandatos anteriores...
    Ideologia partidária? Isso existe aqui no Brasil?! Mas apesar de quase todos os partidos brasileiros, se não todos, não possuírem
    uma real ideologia acho que na hora do desempate é uma boa estudar o partido também...

    Uma coisa que acho que falta no Brasil é uma união partidária para o bem nacional... Essa desorganização e desunião só faz prolongar nossas fraquezas, pois um não quer que o outro solucione, porque isso vai trazer "boa imagem" para o "da vez".
    Bem, sei que não é só isso existem mil e um motivos pessoais dos nossos poderosos "chefões"
    para manter nossas precariedades gritantes...

    Enquanto isso sonhamos com um dia que nunca veremos se não abrirmos os olhos...

    Bem, espero que eu não tenha escrito baboseiras,
    acho que posso ter fugido do tema até...
    mas se fugi estou deixando uma ideia, pelo menos hehe...

    ResponderExcluir
  3. Filipi, você nem falou baboseira, nem viajou na maionese, muito menos fugiu do tema.
    É muito importante que você explicite sua opnião. Assim, podemos debater e trazer novas visões para o nosso entendimento. Valeu!
    Um abraço.

    ResponderExcluir